Escolher uma pós-graduação envolve uma série de fatores que devem ser levados à sério, pois ajudam a definir os rumos da sua carreira.

Neste post, mostramos quais são os critérios que você deve usar para descobrir qual é o melhor curso de Direito Civil. Explicamos, também, a importância de cada um deles na sua formação profissional. Confira!

Corpo docente

Ainda que em uma pós-graduação exista um nível maior de independência do que na graduação, a qualificação dos professores ainda tem grande importância no seu aprendizado. Afinal, eles planejam as aulas e compartilham experiências e conhecimento com os alunos.

Por isso, uma análise do corpo docente é o principal fator para descobrir qual é o melhor curso de Direito Civil.

O ideal é que os professores tenham experiência acadêmica, com grau de mestres ou doutores, e que também possuam experiência prática, pois a especialização é voltada para os interesses do mercado de trabalho.

Para quem deseja fazer networking, a pós-graduação é ainda uma chance de ter contato com profissionais renomados e criar vínculos com eles. Ou seja, é melhor que seus professores sejam profissionais de sucesso.

Reconhecimento

É claro que antes de se matricular em uma especialização você precisa conferir se o curso já foi reconhecido pelo Inep.

Esse órgão avalia a qualidade do ensino em graduação e em pós-graduação com notas de 1 a 5, usando vários critérios como infraestrutura e corpo docente.

Além do reconhecimento pelos órgãos oficiais, existe também o reconhecimento por parte do mercado de trabalho. Por isso, procure saber se a instituição de ensino escolhida tem uma boa imagem entre profissionais da área e entre os empregadores.

O melhor curso de Direito Civil será o de uma instituição com muitos anos de experiência, que já se aprimorou e tem tradição no ensino.

Opiniões de ex-alunos

Quem é melhor para dizer qual é o melhor curso de Direito Civil senão ex-alunos desse curso? A opinião de quem já passou pela especialização pode dizer muito sobre os pontos fortes e fracos de qualquer instituição de ensino.

Dessa forma, na hora de pesquisar, procure por depoimentos de ex-alunos ou até faça abordagens pelo LinkedIn. Pergunte se eles indicam o curso e até se tiveram alguma mudança na carreira após se formarem na pós.

Conteúdo programático

O melhor curso de Direito Civil é aquele que garante seu preparo para exercer a advocacia com conhecimento, confiança e estratégia.

Assim, procure por um curso no qual seja possível participar de debates, ter contato com colegas de profissão e desenvolver as habilidades necessárias para uma carreira de sucesso.

Confira se a grade curricular cobre sua área de interesse e descubra qual é a metodologia usada.

Lembre-se que o TCC não é obrigatório para pós-graduações, de acordo com o MEC, e escolha uma instituição onde esse trabalho é opcional.

Verifique também quais são as disciplinas optativas possíveis, sempre pensando para qual direção quer levar sua carreira.

Agora que você já sabe quais critérios considerar na escolha do melhor curso de Direito Civil, que tal conhecer a pós-graduação da ESA?

Receba em seu e-mail atualizações do blog: